Como o Instagram pode te ajudar a descobrir os melhores horários para publicar e interagir com o seu público.

É muito comum recebermos dúvidas de pessoas e marcas que estão começando a interagir com o seu público no Instagram e tem dificuldades em descobrir quais os melhores horários para que a sua publicação tenha um melhor desempenho e engajamento com os seguidores.

Hoje existem diversas ferramentas que podem ajudar nesse aspecto, umas precisam de um maior investimento por serem mais completas, enquanto outras são gratuitas, mas ainda assim, você pode obter muitas informações através do próprio Instagram, sabia disso?!

As redes sociais como o Facebook, Instagram, LinkedIn e outras, apresentam seções voltadas exclusivamente para apresentar os dados mais importantes para compreender como está o engajamento e o resultado de suas publicações e interação.

O Instagram está sempre atualizando suas ferramentas de acompanhamento para entregar aos usuários os relatórios mais completos, de forma gratuita e de fácil entendimento.

Para te ajudar a entender porque é importante conhecer esses dados, trouxemos este artigo.

Por que é importante acompanhar o relatório de horários fornecido pelo Instagram?

Cada perfil tem um tipo de engajamento diferente com o seu público. A pessoa que segue o seu perfil nem sempre é a mesma que segue o meu, dessa forma, assim como temos que manter alinhado o público alvo que desejamos trabalhar, nas redes sociais é muito importante entender o que o seu público faz e como ele te acompanha.

Muitas pessoas esquecem de avaliar essas informações e desconhecem seu próprio público. Nesses casos é muito comum ouvir coisas do tipo: “Faço postagens com conteúdos interessantes, busco informações nos concorrentes para fazer algo semelhante, mas não vejo resultados.”

O que acontece é que a pessoa que está gerenciando o perfil não está levando em consideração a voz do seu público, não está compreendendo o que ele deseja e espera.

Outros acham que somente os números de seguidores são importantes, não importa o engajamento ou se as pessoas interagem ou não, o importante é ter muitas pessoas registradas.

Esse também é um erro bem comum, onde a preocupação com a quantidade de seguidores faz com que a marca reúna um público desqualificado, que não interage, não cria vínculo algum com a marca e, consequentemente, não compra.

É preciso sempre, antes de qualquer ação, estudar a fundo o público que você deseja atingir, entender suas necessidades, o que gostam de acompanhar, o que a sua marca pode oferecer para sanar essas necessidades e quais são os melhores horários para publicar.

No começo você precisará testar, fazer postagens em horários aleatórios, para que o Instagram possa reunir informações  relevantes o bastante para entregar um relatório mais preciso. Lembre-se sempre que nas redes sociais o que chamará a atenção do seu público é o conteúdo!

Então se você está começando e o seu perfil ainda não apresenta os dados certinhos, ou com pouca diferença entre eles, não se preocupe, siga publicando, testando horários, conteúdos e pouco a pouco o Instagram vai te apresentar relatórios mais completos.

Relatório do Instagram para acompanhar os melhores horários

Os relatórios do Instagram apresentam resultados dos últimos sete dias, e apesar de ser um pouco limitado em comparação a outras ferramentas, ele pode te dar uma ideia de como andam os resultados e como ir melhorando aos poucos.

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